Boas-vindas

Bem-vindo a este curso de e-learning CE-PNUD sobre a aplicação das TIC na administração eleitoral. Acreditamos que depois de concluir o curso, as suas decisões em termos de TIC serão mais bem informadas e os processos eleitorais que gere (ou assiste ou observa) serão mais eficazes, mais operacionalmente orientados e mais sustentáveis.

Este curso foi concebido para quem?

Este curso destina-se a ser um recurso para as partes interessadas que contribuem para ou beneficiam da assistência eleitoral.Este curso será, portanto, do interesse dos decisores políticos e dos funcionários dos órgãos de gestão eleitoral (OGE), Delegações e sede da UE; Gabinetes de País e sede do PNUD; outros prestadores de assistência eleitoral da ONU; organizações da sociedade civil (OSC) envolvidas nas eleições; partidos políticos; intervenientes dos média; a comunidade mais alargada de parceiros e doadores para o desenvolvimento; assim como prestadores de serviços e fornecedores.

Como utilizar este Curso de e-learning

Após a conclusão de cada módulo, terá que passar o exame final. Para ir para a página do exame, deverá fechar a janela do módulo e voltar à página do mesmo curso. O acesso ao exame faz-se a partir desta página. Pode aceder aos conteúdos e exame de cada módulo a qualquer momento. O ecrã de cada módulo tem um esquema de cores separado e contém várias páginas. O ecrã seguinte explica os elementos técnicos de cada página (por exemplo, sistema de navegação, elementos interativos, etc.) e serve como «paragem» para que se familiarize com o ambiente de aprendizagem.

Course screen

Os números no topo são links para as diferentes páginas do módulo. Pode sempre passar de página para página para voltar a um tópico que pretende repetir ou ir diretamente para uma determinada página em que está mais interessado em determinado momento. Aconselhamos ainda a evitar pular páginas e a seguir os conteúdos na sequência indicada. A página está dividida em duas partes. A parte esquerda é normalmente uma página estática e consiste essencialmente em texto. A parte direita contém os elementos interativos. A menos que especificado explicitamente, os elementos que requerem interação (clicar) do utilizador são os que «piscam» e os que têm pontos de interrogação.

Pode fechar e reabrir o curso às vezes que necessitar. O sistema memoriza as pontuações do exame de cada módulo que já passou.

Certificação

Com vista a obter a certificação, deve ter uma pontuação de, pelo menos, 80% em todos os exames do módulo. Contudo, se não passar à primeira tentativa, poderá tentar novamente. Após revisar o conteúdo do curso, por favor, envie um e-mail para [info@ec-undp-electoralassistance.org]info@ec-undp-electoralassistance.org para receber o exame final.

Requisitos

O curso de e-learning funciona em qualquer computador ou dispositivo móvel equipado com um browser de internet. Assegure-se que o seu browser é o JavaScript e que as janelas de popup estão ativadas. O curso foi testado e funciona corretamente nos seguintes browsers:

Este curso é importante porquê?

Até para aqueles que estão familiarizados com a administração eleitoral, uma nova análise dos primeiros princípios no contexto da introdução da tecnologia é adequada e necessária. A importante expansão recente da utilização de tecnologias biométricas no recenseamento eleitoral, por exemplo, significa que qualquer pessoa envolvida em política ou na aquisição, utilização ou observação destas tecnologias deve ter um entendimento básico dos conceitos e terminologia.

Se está envolvido em gestão de eleições, assistência eleitoral ou esforços auxiliares e antecipa a introdução das TIC, deverá ser capaz de perceber os conceitos de adequação e viabilidade e ter uma ideia sobre princípios orçamentais e de aquisição.

Finalmente, este curso irá expô-lo a literatura adicional importante, tal como estudos de caso e boas práticas de todo o mundo como leitura obrigatória e opcional. Ao fazê-lo, irá passar da teoria à prática e beneficiar das experiências (positivas e negativas) de colegas profissionais em todo o mundo.

O que irá aprender

Resultados da Aprendizagem:

Iniciar o curso